Superfícies impermeáveis

O impacto da pista de alimentação na produção de leite

O impacto da pista de alimentação na produção de leite

Hoje começamos este artigo lançando uma pergunta:

“Por que motivo nós (humanos) não usamos pratos de madeira em casa?”

Parece óbvio, não?! Ainda que fossem lavados todos os dias, ao final de uma ou duas semanas de uso, esses pratos estariam “impregnados” com restos de alimentos e com mau cheiro. É exatamente sobre isso que vamos falar hoje: higiene dos cochos! Vamos entender o impacto da pista de alimentação (o prato das vacas) na produção de leite.

Você comeria bem em um prato sujo?
Uma pista de alimentação que acumule restos de silagem e alimento, será fonte constante de multiplicação microbiana, e manterá odores cada vez mais fortes de matéria orgânica em decomposição. Ainda que se tente, é impossível limpar uma superfície porosa, que absorve água, saliva, alimentos, e tudo o mais que caia ali.  Por esse motivo é que comemos em pratos de vidro, e mantemos pisos azulejados em nossos banheiros. Concorda? 

O que se acumula nos poros do rejunte e do concreto
Os poros e frestas do concreto e rejunte servem de abrigo para óleos, gorduras, proteínas, saliva, bactérias, fungos, vírus, e tudo o mais que possa entrar ali dentro como a própria água e os produtos usados na limpeza. Isso faz com que o concreto se torne uma verdadeira cama de multiplicação. Imagine um animal que está constantemente lambendo e cheirando essa superfície. Naturalmente o aproveitamento da silagem oferecida será menor, e esse animal produzirá menos leite do que o seu potencial (até 10% menos!).

Como construir uma pista de alimentação limpa e durável
Para ter uma pista de alimentação que atue como um prato limpo para as vacas, é preciso um revestimento impermeável, sem poros ou frestas, sem rejunte, que permita o uso de produtos abrasivos (detergentes e desinfetantes), e que seja resistente ao peso de tratores e outras máquinas. A Schippers do Brasil já tem várias fazendas de grande renome utilizando (há anos) o seu revestimento próprio para isso, o MSE Floorequalcoat.

Fale com a nossa equipe. Estamos na lida todos os dias ajudando produtores como você a extrair o melhor resultado possível da sua fazenda. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.