Biosseguridade

Por quê a biosseguridade é nossa maior aliada nos momentos de crise?

Por quê a biosseguridade é nossa maior aliada nos momentos de crise?

Qual a primeira coisa que cortamos quando queremos reduzir custos na granja? Por quê? Qual a lógica que seguimos? Por quê a biosseguridade é nossa maior aliada nos momentos de crise?

Quem trabalha na produção animal sabe de onde vem a maior fatia dos custos produtivos, a segunda maior, e assim por diante. Em geral, nessa lista estão os gastos com ração, mão-de-obra, energia elétrica, medicamentos, água, insumos, entre tantos outros…certo?

Vamos pensar agora sobre o outro lado: o que traz faturamento para a granja? Podemos (a grosso modo) dizer que o faturamento da granja é um cálculo que envolve (entre outras coisas) o número de animais entregues versus o peso vivo desses animais, correto?

Pois bem… analisando esses dois lados, precisamos ter muita atenção nos momentos de crise ou de oscilação do mercado quando pretendemos “cortar custos”. Isso porque, na maioria dos casos os cortes “eliminam” um custo momentâneo, mas ao mesmo tempo geram vários outros problemas e desafios secundários.   

É preciso entender a relação custo x benefício trazida por cada investimento feito, isto é, entender o real peso de um determinado produto ou serviço dentro da fatia de custos em comparação ao faturamento que ele traz (lembrando que isso tudo é uma questão de gestão, não só em tempos de crise mas a qualquer momento dentro de uma empresa).

Você pode pensar “Tudo bem mas…e o que a biosseguridade tem a ver com isso?” Muito simples: a biosseguridade é um dos investimentos com menor custo e maior retorno para a granja. O custo para implementar as principais práticas de biosseguridade representam muito pouco do total de custos produtivos, ao mesmo tempo em que traz um dos maiores retornos possíveis: a redução de animais doentes (que convertem pouco, precisam ser medicados, e ainda acabam por contaminar os outros que estão saudáveis).

Sim, a biosseguridade é a nossa maior aliada nos momentos de crise justamente por minimizar a disseminação de doenças, e portanto reduzir os desafios entéricos, problemas respiratórios, os gastos com medicamentos, o tempo de trabalho dos funcionários para medicar esses animais, entre muitas outras coisas.

Pare para refletir sobre o custo benefício de tudo o que você faz dentro da granja.  Que tal implantar uma biosseguridade que traz resultado? Fale com a nossa equipe, marque uma visita de avaliação e entenda o quanto a higiene e a biosseguridade podem oferecer de economia e resultados. Como dizem os atletas e empresários de sucesso: foque em fazer o básico bem-feito e os resultados virão!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.