Superfícies impermeáveis

O antes e depois de uma pista de alimentação revestida

pista de alimentação revestida

Veja abaixo o antes e depois de uma pista de alimentação revestida:

Propriedade de imagem de MS Schippers Brasil.

Em qual delas você acha que as vacas desperdiçam menos alimento? Consegue entender o porquê? A partir de agora você vai entender o problema do concreto e do rejunte utilizados nas pistas de alimentação, e como isso afeta os resultados produtivos da fazenda!

Concreto e rejunte: qual o problema?
Os poros e frestas no concreto absorvem saliva, bactérias, fungos, vírus, e tudo o mais que cai ali como a própria água e produtos usados na limpeza. Isso faz do concreto uma verdadeira cama de multiplicação bacteriana, que gera odores e sabores advindos da decomposição da silagem. Imagine agora os animais que estão constantemente lambendo e cheirando essa superfície quando se alimentam. Conhecendo os bovinos, sabemos que são bastante seletivos, sensíveis ao mau cheiro e sabor de alimentos em decomposição. Naturalmente o aproveitamento da silagem oferecida acaba sendo menor, e esse animal produzirá menos leite do que o seu potencial (até 10% menos!).

“Ah… mas eu consigo limpar a pista…” – Será?

Para que se possa limpar uma superfície, ela precisa ser impermeável (imagine se você almoçasse todo dia em um prato de madeira ou concreto, ao final de uma semana como esse prato estaria?). Pois bem, agora imagine tentar limpar um piso de concreto poroso, cheio de frestas e rachaduras. Além da matéria orgânica absorvida, esse piso vai absorver mais água para dentro dos poros. É impossível limpar e desinfetar uma superfície que sempre absorve parte do que se coloca ali, e isso sempre irá afetar o consumo dos animais.

Por quê revestir a pista?
Revestir a pista de alimentação significa garantir o melhor aproveitamento possível da dieta oferecida às vacas. Para que a pista de alimentação atue como um prato limpo, é preciso um revestimento impermeável, sem poros ou frestas, sem rejunte, que permita o uso de produtos abrasivos (detergentes e desinfetantes), e que seja resistente ao peso de tratores e outras máquinas. Diversas fazendas têm utilizado (já há vários anos no Brasil) o MSE Floorequalcoat para revestir seus cochos, com resultados excelentes em aproveitamento da dieta, produção de leite e facilidade no manejo/limpeza das pistas.

Fale com a nossa equipe para entender como fazer a aplicação do revestimento e medir o seu próprio antes e depois! O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *