Ambiente livre de germes, Biosseguridade

Não quero perder tempo na limpeza e desinfecção – Será?

Limpeza e Desinfecção

Durante a limpeza e desinfecção dos galpões, quantas vezes já não ouvimos frases como “Pode enxaguar, não precisa esperar tanto…” ou então “Não precisa lavar, passa água e vem com o desinfetante por cima”. Isso porque se deseja economizar tempo, reduzir o período de vazio sanitário, e acelerar o próprio trabalho. Mas será que isso tudo vale a pena?

Sabemos que dentro de granja qualquer trabalho é extenso, custoso, e custa tempo dos funcionários, mas esse é justamente o motivo para repensarmos o que significa “gastar tempo” ou “investir tempo” na rotina diária de granja.

Perder tempo é relativo
Quando falamos de higiene na produção animal, o “gasto” de tempo é algo extremamente relativo. Isso porque os resultados de uma boa lavação aparecem no médio e longo prazo (quando deixamos de ter surtos, animais doentes, etc.). O objetivo de uma boa limpeza e desinfecção é reduzir desafios, e por consequência reduzir os custos, as perdas, e o tempo gasto para medicar, e também para recuperar animais doentes.

Quanto tempo os funcionários da granja gastam para medicar animais doentes?
Já parou pra pensar nisso? Faça as contas, e você perceberá que algumas atividades como: deixar o detergente agir por 30 minutos (ou mesmo usar detergente em alguns casos), esperar o desinfetante secar, trocar de bota entre galpões diferentes, etc., acabam reduzindo o tempo e dinheiro gasto lá na frente com animais doentes (custo para medicar, tempo para tratar, perdas produtivas, desperdício de ração, etc.). Essa reflexão é fundamental para que possamos melhorar a gestão das granjas e parar de “apagar fogo” o tempo todo.

Fale com a nossa equipe. Estamos na lida todos os dias ajudando produtores como você a melhorar os resultados através da higiene e biosseguridade. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.