Água de bebida limpa

Os desafios de uma água de bebida suja para frangos de corte

Os desafios de uma água de bebida suja para frangos de corte

Imagine o que acontece com os frangos no aviário quando a água de bebida está contaminada ou mesmo quando não há quantidade suficiente para os animais. A ingestão de alimento diminui, a conversão alimentar piora, o ganho de peso diário cai, a resposta imunológica dos animais é prejudicada, há um aumento no nível de estresse, e tudo isso prejudica a performance como um todo. Os desafios de uma água de bebida suja para os frangos de corte são vários, e hoje vamos reforçar dois pontos relevantes para esse assunto.

Fonte da água de bebida
A fonte de água pode ser um dos desafios para a performance do aviário. Dentre as possíveis fontes de água para abastecimento, podemos citar a captação profunda (poços), as águas superficiais, a água encanada, e a água da chuva (cisternas). As granjas no Brasil são, em sua maioria, dependentes da captação de águas superficiais, e isso pode gerar impotabilidade pela facilidade de contaminação do solo e da água captada. É importante avaliar as características físico-químicas e microbiológicas da água para que, se necessário, sejam instalados filtros ou tratamentos específicos que tornem a água adequada para os frangos.

O sistema de abastecimento  
O sistema de abastecimento de água é um ponto de biosseguridade interna extremamente crítico, e pode fazer total diferença na performance dos lotes que passam por um galpão. Muitos micro-organismos são capazes de entrar no aviário através da tubulação, dentre eles a própria Salmonella, E-coli, e muitas outras bactérias. As várias enfermidades que esses micro-organismos causam no trato gastrointestinal dos frangos durante os poucos dias em que eles estão alojados podem significar lucro ou prejuízo para o produtor.

É importante entendermos que nem sempre a fonte de água é o ponto de contaminação, muitas vezes o trajeto que a água faz por dentro da tubulação contaminada com biofilme pode ser o responsável por uma água que chega no nipple totalmente imprópria para consumo.

Fale com a nossa equipe para entender como está a água da sua granja hoje e como ela pode ser melhorada. Estamos na lida todos os dias ajudando produtores como você a melhorar os resultados através da higiene e biosseguridade!

Voltar à página de posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.