Manejo otimizado

Maior taxa de prenhez na IATF com marcação no dorso

Maior taxa de prenhez na IATF com marcação no dorso

A marcação com bastões coloridos na região sacro-caudal das vacas é uma estratégia utilizada para a identificação de cio em rebanhos leiteiros. A técnica permite identificar a aceitação de monta pelas fêmeas, que é o principal indicador de um animal em período de estro (cio). Veja abaixo como obter uma maior taxa de prenhez na IATF com marcação no dorso das vacas.

Como funciona a marcação
Quando a vaca está receptiva, a marcação dorsal fica borrada pelo atrito da monta, e é possível visualizar que a marcação foi borrada. A intensidade da monta avaliada pela retirada da tinta vai indicar se a vaca tem alta expressão de cio, média expressão de cio ou se está sem cio. Apesar da IATF não necessitar de detecção de cio, vários trabalhos que vacas que expressam cio antes do momento da IATF têm maiores taxas de prenhez, o que é de grande interesse para o produtor.

Vantagem do bastão marcador
A principal vantagem do uso de bastões marcadores é justamente o custo-benefício: aumenta-se a taxa de prenhez com menor carga de trabalho e economia. A observação do cio a campo é um manejo muito trabalhoso do ponto de vista de tempo gasto e mão-de-obra. É importante ressaltar que alguns produtos (como algumas marcas de sprays) podem não ser tão indicados como os bastões devido à alta fixação (que prejudica o “borrar” durante a monta).

Fale com a nossa equipe e conheça mais soluções para melhorar os resultados da sua fazenda. Nosso portfólio para bovinos é bastante variado, desde brincos e bastões marcadores, até detergentes e desinfetantes para sala de ordenha.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *