Manejo otimizado

Desafios para os cuidados com o casco

Desafios para os cuidados com o casco

Existem muitos desafios para os cuidados com o casco em bovinos de corte e leite. Além de afetarem o bem-estar animal, as lesões de casco geram inúmeras perdas produtivos, reduzindo diversos índices zootécnicos. Uma vaca com problemas de locomoção, por exemplo, pode produzir até 5 litros de leite a menos por dia, além de apresentar queda na taxa de prenhez. Por isso, listamos abaixo alguns pontos importantes lidar com esses desafios no dia-a-dia:

1. Prevenção da dermatite digital
A dermatite digital é uma das lesões de casco mais comuns em bovinos, e está altamente relacionada à falta de higiene ambiental, ou seja, ao acúmulo de matéria orgânica (esterco e barro), juntamente à alta umidade. Prevenir o aparecimento dessas lesões depende do manejo correto do ambiente (mantendo-se instalações secas, arejadas, e limpas), além do casqueamento preventivo.

2. Uso correto de tamancos em casos de úlcera de sola
Nos casos de úlcera de sola, é necessário reduzir ao máximo a pressão sobre a lesão, fazendo o casqueamento e uso de tamancos (os quais devem ser aplicados/colados na unha sadia com resinas ou colas especiais). É importante posicionar o tamanco no local correto do casco, garantindo que o animal realmente se apoie ali e preserve o local lesionado na unha oposta.

3. Uso de produtos hidrorrepelentes
Uma vez que a maioria dos problemas de casco são causadas por umidade excessiva e falta de casqueamento preventivo, é interessante manter os casos com a aplicação frequente de produtos hidrorrepelentes, isto é, que evitem o acúmulo de água/umidade. Esses produtos também podem ser diluídos em pedilúvios, e utilizados no tratamento de cascos lesionados para auxiliar a cicatrização.

Fale com a nossa equipe e conheça as soluções para cuidados do casco que podem melhorar significativamente os resultados da sua fazenda. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.