Ambiente livre de germes

Desinfecção em granjas de postura: como melhorar?

Desinfecção em granjas de postura: Como melhorar

Desinfetar galpões de postura não é uma tarefa fácil, no entanto, com o protocolo e os produtos certos fica muito mais fácil chegar em um nível ótimo de contaminação, isto é, um número aceitável de micro-organismos por centímetro quadrado. Veja abaixo algumas dicas para melhorar a desinfecção em granjas de postura:

Limpeza prévia das gaiolas com detergente
Infelizmente o que vemos a campo hoje ainda são muitas granjas com um processo de lavação pouco padronizado, sem o uso de detergentes, e muitas vezes sem o uso até mesmo de desinfetantes (fazendo apenas um enxágue com água). O detergente é o principal componente de uma boa limpeza pois é ele quem faz a remoção da maior parte da matéria orgânica (alimentos, dejetos, gorduras e proteínas) presentes no ambiente. A remoção dessa camada orgânica (e biofilme formado por ela) fará a exposição dos micro-organismos, que só então poderão ser eliminados pelo desinfetante.

A importância de se usar um detergente no processo de lavação precisa ser enxergada por gerentes técnicos e veterinários, pois somente assim será possível implementar protocolos completos onde o desinfetante cumpre seu papel ao fazer o “pente fino” na redução de micro-organismos por cm² na granja.

Diluição correta do desinfetante
A dose recomendada na embalagem de um desinfetante deve ser respeitada para que ele tenha ação sobre os micro-organismos presentes. Quando diluímos um desinfetante acima do que é recomendado, formamos uma calda de concentração baixa, insuficiente para inativar micro-organismos. Isso se torna ainda pior quando aplicamos esse desinfetante sobre um ambiente que não foi previamente lavado com detergente. Devemos lembrar que os desinfetantes são sempre formulados considerando um padrão de contaminação razoável, onde a sujeira mais “grosseira” já foi eliminada, e o desafio de ação é sobre os patógenos em si (e não sobre a matéria orgânica que os rodeia).

Treinamento do responsável pela lavação
Todos sabemos que as pessoas dentro de uma empresa são o elo imprescindível entre a teoria e o que é feito na prática. Treinar e capacitar o(a) lavador(a) da granja é fundamental para o sucesso do próximo lote alojado. Este profissional precisa saber preparar as gaiolas, diluir os produtos, aplicá-los nos locais corretos, esperar o tempo correto de ação ideal, e sempre avaliar o resultado final antes de alojar as próximas aves.

Fale com a nossa equipe e entenda como melhorar os resultados da sua granja pela base! O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.