Ambiente livre de germes

Dica da vez: uso inteligente de dosadores volumétricos na avicultura!

dosadores volumétricos

Dica da vez: uso inteligente de dosadores volumétricos na avicultura! Uma das principais vias entrada para doenças nos galpões de frango é a água de bebida, que pode trazer sérios desafios ao desempenho animal dependendo da fonte ou formação de biofilme nos canos. Por isso, hoje vamos falar de uma ferramenta versátil e importante para manejo da água e aditivos em granja. Acompanhe a dica da vez: uso inteligente de dosadores volumétricos na avicultura!

Os dosadores volumétricos são bombas que trabalham através do fluxo de água, a força motriz que aciona o dosador é retirada da pressão de água da linha. A grande vantagem destes equipamentos é que eles trabalham sem o uso de energia elétrica, e dosam os concentrados de forma proporcional sempre que há demanda de água na tubulação. Como exemplos podemos citar o dosador Superdos 15, o Aquablend, e a dosadora Chemilizer (todos disponíveis para compra na Schippers).

Administração de aditivos, vacinas, vitaminas e medicamentos

A dosagem de aditivos (acidificantes, vacinas, vitaminas ou medicamentos) já é comumente realizada na avicultura com o uso de dosadores, e o maior desafio nesse caso são os cálculos de dose e taxa de injeção. No entanto, o uso de dosadores é a forma mais confiável de garantir a dosagem proporcional na água, conforme a vazão e padrão de consumo de cada galpão. Está em dúvida sobre o uso de um dosador volumétrico ou eletrônico? Leia sobre as diferenças entre eles clicando aqui.    

Limpeza de tubulações (choques de limpeza)
Uma abordagem inteligente para quem já usa dosadores volumétricos na granja (além da administração de aditivos) é a realização de choques de limpeza com saneantes para a água, onde é possível remover o biofilme acumulado na tubulação com ou sem a presença dos animais no galpão. Assista a LIVE sobre choques de limpeza na água em nosso canal do YouTube.

Fale com a nossa equipe para melhorar a qualidade da água nos seus galpões. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *