Água de bebida limpa, Ambiente livre de germes, Biossegurança

A tríade de contaminação

A tríade de contaminação

A tríade de contaminação é uma representação gráfica das 3 condições ideais para a proliferação de micro-organismos, as quais definitivamente estão presentes nas instalações e principalmente na tubulação de água de granjas e fazendas. E quais seriam essas 3 condições ideais? A primeira é a temperatura, a segunda é fonte de nutrição, e a terceira é a própria umidade. Juntas elas se tornam os pré-requisitos fundamentais para o desenvolvimento de biofilme em canos, pisos e paredes. Entenda abaixo por que:

1) Temperatura

De modo geral, a maioria dos microrganismos se desenvolve bem num intervalo de temperatura de 10°C a 60°C. Quanto maior a temperatura dentro de uma tubulação de água, por exemplo, maior a velocidade de multiplicação dos micro-organismos ali presentes (ao menos até que se atinja o seu ponto de inativação celular). O mesmo é válido para bactérias e fungos presentes em superfícies, pisos, paredes, dejetos e alimentos nos galpões de produção. Em um país tropical como o Brasil, nós sabemos que a temperatura dos galpões como um todo, bem como da água dentro dos canos, é alta o suficiente para favorecer esse processo de contaminação.

2) Fonte de nutrição

A existência de material nutritivo (matéria orgânica) disponível para decomposição pelos micro-organismos também é um fator importante para viabilizar a sua multiplicação. No caso de granjas e fazendas, a enorme quantidade de matéria orgânica presente nas instalações (alimentos, dejetos, gorduras, etc..) é um prato cheio para a multiplicação de inúmeras espécies de fungos e bactérias. No caso das tubulações de água, o próprio uso de aditivos como antibióticos (que muitas vezes possuem uma fonte de carboidrato como veículo de dissolução) contribui para a formação de biofilme.

3) Umidade

Não só o mofo, mas muitos outros fungos e micro-organismos se proliferam mais rapidamente em condições de alta umidade. Dentro das tubulações de água de bebida o ambiente é perfeito para essa multiplicação, ainda mais combinado aos outros dois fatores (temperatura e nutrição) disponíveis.

A importância de se tratar a água de bebida dos animais e fazer uma boa limpeza e desinfecção das instalações está justamente em reduzir ao máximo essa proliferação microbiana, evitando que os animais adoeçam e tenham um pior desempenho.

Fale com o vendedor que atende a sua região e saiba mais sobre limpeza e desinfecção de instalações e da água de bebida!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *