Água de bebida limpa

Como evitar o entupimento das chupetas em granja?

Como envitar o entupimento das chupetas em granja - MS Schippers

Nas granjas de suínos, é muito comum que os bebedouros do tipo chupeta acabem entupindo de tempos em tempos, e prejudicando o consumo de água dos animais. Para evitar que isso aconteça, algumas estratégias simples podem ser implementadas. Veja abaixo algumas delas, e entenda como evitar o entupimento das chupetas em granja:

1) Instalação de filtros no início da linha
A instalação de um filtro de disco no início da linha de água do galpão é uma das formas mais fáceis e baratas de se evitar o entupimento recorrente das chupetas. O papel do filtro é justamente de filtrar as partículas mais grossas (como terra, areia, folhas etc.), entupindo sua própria malha ao invés de deixar a sujeira passar e entupir a malha de inúmeras chupetas. É muito mais fácil fazer a limpeza de um único filtro no início do galpão, do que de várias chupetas espalhadas baia por baia, concorda?!

2) Prevenção do biofilme
Além de garantir que a água captada se torne potável para consumo dos animais, a prevenção do biofilme também ajuda a evitar o entupimento das chupetas, porque as camadas de biofilme superficial acabam se descolando, devido ao próprio fluxo de água ou durante protocolos de flushing, entupindo as chupetas na ponta da linha.    

3) Flushing da tubulação após o uso de aditivos
Após o uso de aditivos via água de bebida, é importante fazer um flushing de limpeza, o qual ajudará a remover quaisquer resíduos que tenham ficado encrustados nos canos. Reduzindo esses resíduos haverá menos substrato para a multiplicação bacteriana, menos formação de biofilme, e por consequência, menos entupimento das chupetas.

Fale com a nossa equipe e agende uma visita na sua granja para avaliar o sistema de água. Este pode ser um desafio de biosseguridade que passa despercebido e reduz os seus resultados e lucros.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.