Ambiente livre de germes

3 causadores de uma maternidade mal lavada

3 causadores da maternidade mal lavada na suinocultura

A maternidade é um setor delicado em toda e qualquer granja, tanto pelos desafios aos leitões e porcas, quanto pela necessidade de funcionários dedicados e cuidadosos. Nesse sentido, a falta de higiene correta pode se tornar um dos maiores vilões aos resultados produtivos, e isso sempre estará relacionado a processos e pessoas. Veja abaixo 3 causadores de uma maternidade mal lavada na suinocultura, e entenda como melhorar a higiene nesse setor:

Pressa na aplicação da espuma

A pressa na aplicação da espuma durante a lavação pode ser a diferença entre a ocorrência de diarreia na maternidade ou não. É fundamental que todos os pontos da baia sejam recobertos pelo detergente para que se não sobrem pontos de contaminação intocados, com os quais os leitões e porcas alojados em seguida entrarão em contato.

Lavador e lavação desvalorizados

O profissional responsável pela lavação das granjas é uma pessoa chave na produção, com poder de influenciar (e muito!) os resultados produtivos do próximo lote alojado. Nas instalações de maternidade isso é ainda mais importante, pois o lavador é quem prepara o berço dos leitões em sua fase mais sensível de vida. A importância de um bom processo de limpeza e desinfecção ainda é subestimada por muitas granjas, e a valorização desse processo, bem como de quem o realiza, é o primeiro passo para elevar o status sanitário do setor.

Falta de atenção com gaiolas e escamoteadores

A parte inferior das gaiolas, bem como os “cantos” dos escamoteadores são áreas de difícil acesso, geralmente negligenciadas durante o processo de lavação. Via de regra, esses pontos acumulam contaminação de vários lotes anteriores, um após o outro, servindo como fonte de infecção para os novos animais alojados. Para que isso não aconteça, é fundamental que o lavador seja dedicado ao protocolo de limpeza, aplicando os produtos e enxaguando com capricho e atenção aos detalhes.

Fale com a nossa equipe e agende uma visita na sua granja, trabalhar com foco em higiene e biossegurança é sinônimo de resultado!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.