Manejo otimizado

Secar o ambiente: uma estratégia diferente!

Secar o ambiente: uma estratégia diferente!

Um dos maiores desafios da produção de suínos hoje é o de manter um ambiente dentro dos galpões com baixa pressão de infecção, que desafie menos o animal e permita que ele canalize toda sua energia para ganho de peso. Para isso acontecer, precisamos reduzir ao máximo a proliferação de micro-organismos dentro das baias, motivo pelo qual se trabalha com vazio sanitário, limpeza e desinfecção, entre outros manejos importantes.

Embora algumas práticas de higiene já estejam bem estabelecidas, a secagem do ambiente ainda é uma estratégia pouco usada pelas granjas, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Umidade: a vilã da produção animal
Uma das principais condições que favorecem a multiplicação microbiana é a umidade. As bactérias, fungos e vírus precisam basicamente de três fatores para se multiplicarem: uma fonte de energia (nutrientes), umidade e a temperatura ideal. Na produção animal, o acúmulo de matéria orgânica e umidade em geral está muito presente.

Imagine uma baia de maternidade ou creche, os animais ali estão constantemente pisando e se deitando em um piso úmido, cheio de urina, fezes, resíduos de alimentos, e mesmo água dos bebedouros. A velocidade de multiplicação bacteriana nesses ambientes é enorme, e para reduzi-la é preciso um manejo estratégico secagem desse ambiente.       

Como fazer na prática
Secar os pisos das baias da mesma forma que secamos um piso qualquer é praticamente inviável considerando o número de tarefas que os funcionários e encarregados precisam cumprir. Por isso, uma prática muito utilizada ao redor do mundo, e especialmente na Europa, é a aplicação de pós de higiene (pós secantes) específicos para polvilhamento no piso, que não se impregnam nos cantos e não dificultam a lavação após a saída dos animais.

O uso desses produtos tem sido cada vez mais valorizado, especialmente em setores de alto desafio e sensibilidade, como a maternidade.

Fale com a nossa equipe e conheça tudo o que há de mais novo e eficaz para reduzir os desafios e ter mais resultado por animal! O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.