Ambiente livre de germes, Biosseguridade

Lavar ou desinfetar o aviário? Os dois!

Lavar ou desinfetar o aviário? Os dois!

Quando pensamos na higiene entre um lote e outro nos aviários de corte, é comum existirem protocolos variados de granja para granja. Algumas propriedades utilizam apenas a desinfecção como principal processo, outras já fazem o uso de detergente antes de desinfetar a instalação. Pensando nisso, será que devemos lavar ou desinfetar o aviário? Os dois! Entenda abaixo o porquê!

Por quê a limpeza é mais importante que a desinfecção?
A limpeza com detergente é o processo em que a maior parte da contaminação é eliminada. Veja na imagem abaixo o que acontece desde o momento em que o lote é retirado até o final da desinfecção. O nível de contaminação do aviário logo após desalojar as aves gira em torno de 50 milhões de micro-organismos por cm². Com um enxágue inicial usando apenas água, conseguimos baixar essa contaminação para 20 milhões/cm². No entanto, somente após a aplicação de um detergente é que esse nível cai para 100 mil micro-organismos por cm². Isso mostra que 98% da contaminação inicial do galpão é removida durante a lavação.

Imagempostblog

A desinfecção só será eficaz quando realizada após uma limpeza bem feita. O desinfetante só consegue matar os micro-organismos e reduzir a contaminação para menos de 500 micro-organismos por cm² quando eles estão expostos ao princípio ativo, isto é, quando não há uma camada de matéria orgânica formando biofilme entre o micro-organismo e o desinfetante. Ambos os processos (limpeza e desinfecção) são complementares, e devem ser muito bem treinados dentro das granjas de corte e postura para que os resultados apareçam.

O protocolo ideal
Quando pensamos no “protocolo ideal” de lavação, precisamos entender quais recursos cada granja possui, e como eles podem ser melhor empregados da melhor forma possível. A melhor forma de começar a melhorar esse processo é a capacitação das equipes em relação ao impacto que o processo tem no desempenho do próximo lote. Essa conscientização e treino para padronizar os processos ajuda a manter uma consistência nos resultados. Uma vez que isso se resolve, os ajustes de produtos, equipamentos, e passo a passo de aplicação tornam-se o menor dos problemas.

Fale com a nossa equipe para melhorar a limpeza e desinfecção dos seus galpões, melhorando os índices produtivos pela base! O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.