Biosseguridade, Manejo otimizado

Ambiência, secagem de leitões e o consumo de colostro

Ambiência, secagem de leitões e o consumo de colostro

Quem trabalha na suinocultura sabe que a ingestão de colostro é fundamental para o desenvolvimento dos leitões na maternidade, com bom peso ao desmame e crescimento nas fases seguintes. Para garantir uma boa ingestão de colostro, a assistência ao parto é primordial, e deve ser feita de modo a garantir o conforto térmico dos leitões.

Conforto térmico e consumo de colostro
Leitões recém-nascidos possuem os sistemas de termorregulação e imunidade pouco desenvolvidos, por isso são sensíveis a baixas temperaturas ambientais. Nessas condições, o leitão reduz sua atividade motora e, consequentemente, a ingestão de colostro, o que pode gerar maior número de leitões esmagados e taxa de refugos ao desmame. (PERDOMO et al., 1987). Nesse sentido, a assistência ao parto para secar os leitões e ajudá-los na primeira mamada é um manejo fundamental na produção.  

Secagem de leitões
A secagem de leitões com pós de higiene é um manejo comum na maioria das granjas profissionais. Envolver os leitões nesse tipo de pó ajuda a evitar perdas de temperatura corporal, contribui para a ingestão inicial do colostro, facilita a limpeza do leitão (remoção de resíduos placentários) e agiliza o trabalho dos funcionários no atendimento a todas as baias. Esses pós de higiene também podem ser usados na secagem do próprio galpão, para reduzir a umidade e consequentemente a pressão de infecção ambiente. 

Aquecimento na maternidade
Dentre as opções de aquecimento na maternidade temos o uso de tapetes aquecedores, lâmpadas infravermelhas suspensas, escamoteadores aquecidos, piso aquecido, entre outros. Independente do método, é importante manter a temperatura para os leitões neonatos entre 32 e 34ºC, para evitar quedas bruscas na glicemia desses animais, e consequente pioras de desenvolvimento.

Peça um orçamento online para qualquer produto, inclusive nossos pós de higiene, e receba direto no seu e-mail. O desenvolvimento de leitões saudáveis é o início do sucesso na produção de suínos.

Voltar à página de posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.