Manejo otimizado

Aditivos estratégicos na produção animal

Acidificação estratégica na produção animal

O uso de aditivos estratégicos na produção animal tem melhorado significativamente os índices produtivos e o lucro dos produtores. Seja ao conservar alimentos e suas propriedades nutritivas (como é o caso dos inoculantes de silagem), seja na redução de desafios entéricos (como alguns produtos para a água de bebida em suínos e aves), os aditivos trazem mais saúde e desempenho aos animais, aliviando custos produtivos. Atualmente existem diversos aditivos no mercado brasileiro, e é importante entendermos o propósito de cada estratégia para escolher o produto ideal conforme o objetivo pretendido. Pensando nisso, preparamos um resumo rápido sobre alguns aditivos nutricionais para suínos, aves e bovinos, de modo a esclarecer conceitos importantes que facilitam a tomada de decisão de veterinários, zootecnistas e gerentes de campo.

Aditivos para a água de bebida em suínos e aves

Com o uso de aditivos estratégicos via água, é possível alcançarmos três objetivos de melhora na performance desses animais: estimular o consumo de água, melhorar a digestão proteica e conversão alimentar, e otimizar a saúde gastrointestinal.

A palatabilidade da água com pH mais baixo é melhor para certas espécies. Isso estimula a ingestão de mais água ao longo do dia e consequentemente de mais ração. Alguns aditivos existem para essa finalidade.

A digestão e conversão alimentar também melhoram quando o ambiente estomacal está mais ácido, pois a conversão de enzimas digestivas ocorre mais facilmente e os nutrientes são quebrados e absorvidos com mais eficiência. Para atingir esse propósito, existem aditivos com mais tecnologia envolvida, e composição específica para atuar na água e no estômago do animal.

Por último, e não menos importante, a saúde intestinal é melhorada quando há menos microrganismos patogênicos competindo pelas vilosidades. Alguns aditivos para a água de bebida conseguem, além dos efeitos citados anteriormente, ainda dificultar a proliferação dessas cepas de bactérias e micro-organismos causadores de doenças. No entanto, para obtermos esse efeito a nível de estômago e intestino é preciso que o aditivo tenha uma composição muito específica e balanceada, para manter uma ação antimicrobiana até em porções mais distais do intestino delgado. Ao utilizar blends específicos, diversos microrganismos podem ser inativados (como a própria Salmonella sp.) de modo a reduzir os desafios entéricos, melhorar a resposta imunológica, e consequentemente a performance.

Leia sobre a acidificação da água na suinocultura clicando aqui.
Leia sobre o uso de aditivos na avicultura clicando aqui.
Saiba sobre dosadores para aditivos e medicamentos clicando aqui.

Aditivos estratégicos para conservação da silagem

Na produção de bovinos, é muito comum o uso de inoculantes e/ou outros aditivos, no intuito de baixar o pH dentro do silo para uma faixa entre 3,8 e 4,2, evitando a multiplicação de microrganismos patogênicos que precisam de faixas de pH maiores para se multiplicar. Uma excelente alternativa para reforçar o pH baixo tanto no processo de ensilagem, quanto no corte e oferecimento no cocho, é o uso de aditivos estratégicos. Esses produtos (geralmente blends específicos de ácidos orgânicos e outros compostos), permitem conservar as propriedades nutritivas e evitar a deterioração da silagem de forma segura e prática.

Como sabemos, a silagem é uma maneira de conservação das forrageiras com o intuito de manter o máximo do valor nutritivo verificado no momento da colheita. Mesmo com o uso de inoculantes (aditivos à base de bactérias), a silagem pode sofrer alterações após entrar em contato com o ar durante o corte e se deteriorar rapidamente após fornecida no cocho. O uso de blends específicos com uma composição selecionada de ácidos é capaz de prevenir a contaminação e deterioração da silagem, uma vez que cada ácido tem atuação em determinado tipo de bactéria, levedura, fungo ou radical livre. Esse mesmo tipo de aditivo também pode ser usado na conservação de rações líquidas e subprodutos oferecidos a suínos, por exemplo.

Clique aqui para conhecer nossa equipe de campo e fale com o consultor da sua região para saber mais sobre o uso estratégico de adtivos e outra soluções personalizadas para a sua demanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *