Manejo otimizado

Conforto térmico e o desempenho de animais jovens

Confortotermicoblogschippers

Manter o conforto térmico dos animais (especialmente quando recém nascidos) contribui para uma melhor sobrevivência nos primeiros dias após nascimento, seja pela correta ingestão de colostro (como no caso de leitões neonatos), seja pela ambiência correta e redução do estresse (como na avicultura de corte).

Um outro ponto importante para manter animais jovens dentro da sua zona térmica de conforto é a redução da umidade ambiente. Em bezerreiros, por exemplo, manter a cama mais seca ajuda a evitar enfermidades e complicações que causam perda de desempenho, como infecções de umbigo e diarréias.

Conforto térmico em leitões na maternidade

O setor de maternidade na suinocultura é bastante desafiado em relação ao conforto térmico e sobrevivência de leitões recém nascidos. A hipotermia nesses leitões afeta diretamente a ingestão de colostro, e por consequência a mortalidade e número de leitões desmamados por fêmea. É importante que os colaboradores e encarregados de maternidade sequem muito bem os leitões durante a assistência ao parto, utilizando pós secantes adequados para o estilo de manejo realizado (mais ágil, ou mais minucioso).  Saiba mais sobre os diferentes tipos de pós secantes e sua indicação conforme o manejo utilizado nas granjas clicando aqui.

Manutenção de bezerreiros confortáveis

O controle da umidade em bezerreiros traz benefícios para a higiene e conforto do animal, prevenindo a ocorrência de infecções como onfaloflebites, dermatites, entre outras. Para evitar isso, é possível usar pós de higiene nas camas, de forma que os bezerros se deitem numa palha mais seca diariamente. Esse tipo de produto secante pode ser polvilhado por baixo ou por cima da cama, reduzindo a umidade e consequentemente o aumento progressivo da contaminação ambiente.

Umidade da cama e conforto nos aviários

A qualidade dos lotes e a lucratividade de um aviário estão diretamente ligadas ao bom manejo da cama e da ambiência. A temperatura, a umidade e a ventilação devem ser continuamente monitoradas para garantir que a cama se mantenha em boas condições. Camas com umidade superior a 30%, por exemplo, podem contribuir para o aparecimento de dermatites, ulcerações do coxim plantar e calos de peito, refletindo na qualidade de vida dos animais e, consequentemente, em seu desempenho.

Uma estratégia moderna para a manutenção de um ambiente confortável aos animais é o uso dos pós de higiene, que auxiliam a própria cama na absorção de secreções, dejetos e respingos frequentes abaixo da linha de bebedouros nipple. Esses produtos podem ser usados para temperar a cama por completo, ou mesmo ser polvilhados por baixo ou por cima da cama que será instalada.

Fale com a nossa equipe técnica e entenda como otimizar seus resultados produtivos de forma fácil e viável.
Veja no mapa o consultor de campo da sua região e chame-o no WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *