Água de bebida limpa

Quando devo acidificar a água de bebida?

Quando devo acidificar a água de bebida

Com o passar dos anos, a prática de acidificar a água de bebida na produção de suínos se tornou algo muito comum. Por conta disso, hoje existem diversos tipos de produtos e aditivos disponíveis no mercado, os quais devem ser de acordo com o desafio que se pretende resolver. Se alguma vez você já se perguntou “Quando devo acidificar a água de bebida?”, este post vai te ajudar. Veja abaixo exemplos de situações em que a acidificação da água é indicada:

Água da fonte muito alcalina
Dependendo da região e do perfil mineral do solo, a água de captação de uma granja pode ser naturalmente alcalina, isto é, possuir um pH acima de 7. Nesses casos, a acidificação da água poderá estimular a digestão das proteínas da ração, uma vez que o pH menor (mais próximo ao do estômago) estimula a ação de enzimas digestivas como a pepsina.

Desafios entéricos na fase de creche
A fase de creche, em especial a primeira semana pós desmame, por si só já é desafiadora para os leitões. O aparecimento de diarreias é muito comum nesse período, e o uso estratégico de acidificantes pode reduzir a colonização do trato gastrointestinal por micro-organismos como a própria Salmonella. Essa ação antimicrobiana dependerá do tipo de aditivo e perfil de ácidos utilizados.

Fale com a nossa equipe e conheça as soluções para tratar e otimizar a água de bebida dos seus animais. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.