Água de bebida limpa

Não ter filtro instalado na granja: dor de cabeça!

Não ter filtro instalado na granja dor de cabeça

A preocupação com a água de bebida dos animais tem crescido muito, principalmente a partir do momento que alguns (grandes) produtores perceberam o impacto que ela tem no aproveitamento da dieta e saúde gastrointestinal. Hoje em dia vemos muitas estratégias sendo utilizadas a campo como a adição de ácidos orgânicos, o uso de cloro, a aplicação de produtos para flushing, dentre outros. Mas será que estamos olhando para a água que entra lá no início da nossa linha? Será que ela está sendo filtrada da forma correta? Estaríamos nós utilizando uma boa parte dos produtos e aditivos para desinfetar uma água cheia de terra, areia, e outros sólidos? Veja abaixo 3 consequências (clássicas!) da sua ausência de filtros instalados no sistema de água:

1) Desgaste de dosadores
Dependendo da quantidade de resíduos que passam livremente para dentro dos canos (areia, terra, folhas, algas, entre outros), é possível que haja um desgaste nas peças de dosadores, por exemplo. Nesses casos, os equipamentos acabam precisando de manutenção em um momento prematuro. Isso é bastante comum a campo, e um exemplo simples de como os filtros podem trazer mais durabilidade para os equipamentos.  

2) Folhas e outros materiais entupindo os canos
O uso de filtros também evita o entupimento completo dos canos por acúmulo de resíduos. Se não instalamos um filtro no início da linha, corremos o risco de entupir a tubulação nos primeiros pontos de constrição como a entrada de hidrômetros, dosadores, conexões, registros, entre outros. Isso certamente afetará a quantidade de água que chega aos animais, a concentração de aditivos adicionados mais à frente na linha, e a formação de biofilme dentro dos canos.

3) Formação de biofilme
Por fim, mas não menos importante, todo e qualquer excesso de sólidos na tubulação poderá servir de substrato para a adesão de bactérias e outros micro-organismos. Isso, via de regra, contribui para a formação de camadas de biofilme superficial e profundo nos canos, que constantemente contaminam a água, ainda que ela seja originalmente limpa na fonte de captação (poço, cisterna, etc).

Em resumo, é notável que a falta de filtros instalados na granja traz somente uma consequência: dor de cabeça! Fale com a nossa equipe e agende uma visita na sua granja. Este pode ser um desafio de biosseguridade que passa despercebido e reduz os seus resultados e lucros!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.