Água de bebida limpa

Qual a importância que você dá para a água da sua granja?

Arte Blog - Qual a importância que você dá para a água da sua granja

Qual a importância que você dá para a água da sua granja? Toda granja, investe em estratégias para garantir uma boa performance dos seus animais. No entanto, o fator que mais pesa no aproveitamento dos investimentos feitos (especialmente em genética e nutrição), é o desafio sanitário ao qual esses animais são expostos. Quanto mais energia um animal precisa gastar para combater infecções, menos energia é canalizada para performance e ganho de peso. Por esse motivo, a higiene e a biosseguridade devem ser tratadas com alta prioridade, e nesse sentido está inclusa a qualidade da água de bebida que os animais tomam! Qual a importância que você dá para a água da sua granja?

Água na fonte não é tudo
Embora a água de bebida dos animais possa estar limpa na fonte, a maior parte da contaminação ocorre no trajeto que essa água faz pelos canos até chegar nas chupetas e bebedouros. O uso de aditivos e medicamentos via água de bebida (cada vez mais tendência nas granjas), contribuem ainda mais para a formação de biofilme. Isso ocorre devido ao acúmulo de resíduos, carboidratos, entre outras substâncias utilizadas como solventes e veículos para tais produtos, e que vão se acumulando aos poucos dentro da tubulação.

O animal bebe mais água do que come ração
A dieta do suíno consiste de 30% de alimento, e 70% de água. Considere o investimento que se faz em nutrição (maior fatia dos custos produtivos), e pense no efeito que uma água contaminada pode ter sobre os resultados de GPD e conversão alimentar. A relação custo x benefício em se tratar a água e tubulações é extremamente vantajosa, ou seja, o impacto de uma água limpa é muito mais alto nos resultados da granja do que o custo para tratá-la.

Incluindo a água no plano de biosseguridade
Se a água de bebida ainda não faz parte do seu plano de biosseguridade e melhoria de resultados, chegou a hora de repensar isso. Uma água de qualidade só reforça o potencial que o animal tem de atingir um GPD melhor, adoecendo menos, e tendo mais bem-estar. O custo de se tratar animais com desafios entéricos é infinitamente maior do que o custo para se tratar a água, e os resultados são perceptíveis no fechamento de contas!

Fale com a nossa equipe e transforme a água da sua granja em um nutriente de valor para melhores resultados. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

Voltar à página de posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.