Água de bebida limpa

Doenças que entram na granja pela água

Doenças que entram na granja pela água

A qualidade da água continua sendo um desafio recorrente em granjas de suínos e aves no Brasil. Aspectos como a filtragem de terra e areia, a dureza da água, e a presença de biofilme nas tubulações influenciam fortemente as estratégias de limpeza, o uso de aditivos, e por consequência o desempenho dos animais. No entanto, será que nós realmente entendemos quantas doenças poderiam estar entrando na granja simplesmente por essa porta de entrada? Veja abaixo uma lista com alguns dos micro-organismos que podem estar presentes na água e nas tubulações da granja:

  1. Enterococcus
    Agente causador de infecções diversas como do sistema urinário, endocardite, meningite e até mesmo septicemia.
  • E. coli
    Causadora de diarreia principalmente em leitões em lactação, a E. coli pode levar a altas taxas de mortalidade, sendo uma das diarreias mais frequentes e importantes.
  • Streptococcus suis
    Está associado a uma ampla variedade de doenças, incluindo meningite, septicemia, polisserosite, artrite, endocardite e pneumonia.
  • Salmonella
    A salmonelose pode ocorrer em qualquer idade nos suínos, mas é mais frequente em animais com mais de oito semanas de vida, causando diarreias e afecções do trato gastrointestinal em geral.
  • Clostridium
    Entre as doenças causadas por Clostridium perfringens, está a enterite aguda ou crônica em leitões.
  • Lawsonia intracellularis
    Bactéria causadora da Ileíte em suínos, doença que pode se manifestar de maneiras diferentes: enteropatia proliferativa suína; enterite necrótica; e Ileíte hemorrágica aguda.

Considerando que os animais em produção consomem três vezes mais água do que ração em si, fica fácil imaginar o tamanho do prejuízo que a água contaminada pode estar causando, e o impacto negativo que ela terá no ganho de peso dos animais. Nós também já sabemos que não importa o quão boa a água da propriedade seja na fonte (poço, cisterna, etc.), ela provavelmente se contaminará ao passar pela tubulação e canos instalados, e esse é o desafio quando falamos de controle de doenças e entrada de patógenos via água. Fale com a nossa equipe e entenda como tratar a água da granja de forma eficaz, essa é uma estratégia de baixo custo e alto impacto na produção!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.