Água de bebida limpa

Análise da água após tratamento com Di-O-Clean

Análise da ÁGUA após tratamento com Di-O-Clean

Nós já conhecemos a importância e o impacto da água de bebida no desempenho dos animais em granjas e fazendas. No entanto, quando implementamos um programa de tratamento da água, é importante coletar amostras em pontos estratégicos para entender o processo de contaminação ao longo da linha e poder mensurar os resultados de forma assertiva.  

Para exemplificar, mostramos aqui uma análise feita após 45 dias de implementação do programa “Total Water Care” (Cuidado Total com Água) em um de nossos clientes. Nesse cliente, uma granja de postura comercial no estado de São Paulo, o primeiro passo do programa foi a instalação da estação de filtragem Dosamax 40 no início da linha (logo após a caixa central). O objetivo disso é fazer a contenção de terra, areia e matéria orgânica para otimizar a ação dos produtos dosados posteriormente na tubulação. Após esse processo, foi instalado (em apenas um dos galpões) o dosador eletrônico MS DigiDoser Duo, para a administração contínua dos produtos MS Di-O-Clean e MS Goldfeed.

Como podemos observar no relatório abaixo, foram coletadas 3 amostras de água na propriedade para a análise de contaminação microbiológica:
– uma amostra na caixa d’água central (amostra n◦2);
– uma amostra no final da linha do galpão tratado (amostra n◦3); e
– uma no final da linha de um outro galpão da granja onde a água não foi tratada (amostra n◦ 1).

Analisando os dados acima, fica bastante evidente que a contaminação na caixa central (amostra 2) é muito menor que a contaminação da água coletada ao final da linha no galpão não tratado (amostra 1). Isso demonstra o quanto a água se contamina durante o trajeto, ao passar pela tubulação com biofilme. Assim sendo, é fundamental entendermos que a água na fonte é diferente da água que chega na chupeta para consumo dos animais. Em contrapartida, quando observamos o galpão tratado, a água coletada também ao final da linha (amostra 3) possui ausência de contaminação, já após 45 dias após o início do programa.

Naturalmente, os índices zootécnicos e os resultados da granja melhoraram consideravelmente, e fonte de contaminação via água foram eliminadas. Fale com a nossa equipe e entenda o impacto que a água pode ter nos seus resultados!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.