Ambiente livre de germes, Biossegurança

O que NÃO fazer no momento de vazio sanitário!

O que NÃO fazer no momento de vazio sanitário

O momento de vazio sanitário tem o papel de completar a redução da contaminação ambiental feita durante a limpeza e desinfecção dos galpões. O status sanitário do próximo lote será o resultado de uma somatória de atividades bem executadas durante esse período. Listamos abaixo alguns erros nesses protocolos de higiene que acabam acontecendo na prática, para que você saiba o que NÃO fazer no momento de vazio:

Realojar com as instalações úmidas
Ao alojar o próximo lote de animais, as instalações devem estar limpas, desinfetadas, e secas. Quando colocados em baias ainda úmidas, os animais podem desenvolver infecções associadas à alta umidade e proliferação de patógenos, bem como problemas de casco e dermatites decorrentes do contato com desinfetantes.

Esquecer a limpeza dos corredores
No momento de higienização dos galpões, muitas vezes a limpeza é feita com foco somente nas baias e divisórias, deixando-se de lado a aplicação consistente dos produtos em corredores e outras áreas por onde animais e funcionários transitam. A inclusão dessas áreas no protocolo oficial de limpeza é fundamental para reduzir a contaminação cruzada entre lotes.         

Subdosar produtos
A subdosagem de detergentes e desinfetantes reduz a eficácia de limpeza das instalações, contribuindo inclusive para o surgimento de resistência bacteriana. O uso de equipamentos que fazem uma dosagem precisa desses produtos evita o erro humano e facilita a obtenção de melhores resultados.

Fale com a nossa equipe para entender como melhorar as práticas de biosseguridade da sua granja, e consequentemente os resultados produtivos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros!

1 comentário em “O que NÃO fazer no momento de vazio sanitário!

  1. Edmar Dias Brito disse:

    Muito boas estas do dicas!… Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *