Ambiente livre de germes

Como montar um pedilúvio eficaz na entrada dos galpões de frango

Como montar um pedilúvio EFICAZ na entrada dos galpões de frango

Como montar um pedilúvio eficaz na entrada dos galpões de frango? A biosseguridade interna nos aviários é um fator de extrema importância para a prevenção de doenças que comprometam a performance dos lotes. Uma das principais vias de transmissão de patógenos são os calçados de funcionários e visitantes que adentram os galpões sem o uso adequado de propés ou troca de botas, e principalmente sem a passagem por pedilúvios preventivos. Veja abaixo como montar um pedilúvio eficaz na entrada dos galpões de frango, e reforce a biosseguridade interna na sua granja!

Tipo de pedilúvio

Um pedilúvio pode ser constituído de forma líquida e/ou seca, sendo que a combinação desses dois tipos é mais eficaz para prevenir a contaminação cruzada. Para criar pedilúvios estratégicos, além do posicionamento correto nas entradas e corredores, é importante utilizar produtos desinfetantes corretos (tanto líquidos quanto pós). Em relação à estrutura, é possível utilizar bandejas de desinfecção (bacias), tapetes (também chamados de tapetes pedilúvio), ou mesmo instalar lavadores de botas mais simples como o modelo vendido pela Schippers.

Pedilúvio líquido
O principal raciocínio que precisamos ter para pedilúvios líquidos é o de utilizar um produto com rápido tempo de ação, pois o tempo de contato entre o desinfetante e os solados precisa ser suficiente para inativar os principais patógenos. Além disso, é fundamental que a solução utilizada no pedilúvio tenha amplo espectro de ação (agindo em bactérias, fungos, e vírus que ameaçam a granja), e seja renovada constantemente, para não perder sua eficácia.

 

Pedilúvio seco
O uso de pedilúvios secos (contendo pós de higiene) como barreira complementar aos pedilúvios líquidos é bastante eficaz, especialmente quando o ambiente em si é muito úmido dentro e fora de um galpão. Em muitas granjas é comum observarmos o uso de pedilúvios secos com cal, no entanto a capacidade de absorção de umidade da cal é inferior à dos pós de higiene próprios para essa “desinfecção a seco”. Os pós de higiene absorvem a umidade dos solados e criam uma barreira física importante ao recobrir resíduos existentes. Eles também podem ser misturados com desinfetantes de formulação em pó, ampliando sua eficácia desinfetante.

 

Fale com a nossa equipe para melhorar a sanidade nos seus galpões de frango. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.

 

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *