Qual a relação entre ambiente seco e saúde do bezerro? A manutenção de uma boa higiene em galpões de freestall, compost barn, e bezerreiros é bastante desafiadora devido à alta umidade das camas. Para reduzir a pressão de infecção ambiental (especialmente quando os animais estão alojados) existem estratégias inovadoras que complementam a desinfecção e o vazio sanitário como o uso de pós absorventes. Hoje vamos falar sobre essa relação entre ambiente seco e saúde do bezerro, explicando como os pós de higiene podem trazer um melhor desenvolvimento dos animais.
Umidade x Multiplicação microbiana
A umidade é um dos fatores essenciais para a sobrevivência e multiplicação microbiana no ambiente. A contaminação ambiental em bezerreiros é sempre maior quanto maior a umidade e o acúmulo de dejetos, secreções, e alimentos. Por esse motivo, a manutenção de uma cama mais seca auxilia a prevenir infecções de pele, onfaloflebites, desafios entéricos entre outras enfermidades que atrapalham o desenvolvimento dos bezerros.
Higiene de bezerreiros
A limpeza, desinfecção, e vazio sanitário nos bezerreiros devem ser muito bem feitos pela equipe da fazenda para evitar que os próximos bezerros alojados adoeçam. No entanto, quando os animais já estão alojados, a manutenção de um ambiente limpo e seco se torna mais difícil na prática, e uma das mais recentes alternativas tem sido o uso de pós de higiene na cama! Para que o piso fique seco, recomenda-se o uso de pós de alta absorção (neutros para a pele animal), os quais devem ser polvilhados diariamente sobre a palha conforme a necessidade. A redução na incidência de diarréias e infecções é notável quando o ambiente é menos desafiador para animais jovens (isso inclui não somente bezerros, mas também leitões neonatos por exemplo).
Fale com a nossa equipe por WhatsApp e conheça soluções que podem melhorar significativamente os resultados da sua fazenda. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.