Você sabe prevenir a dermatite interdigital em bovinos? A dermatite interdigital é a lesão podal mais comum em bovinos no mundo inteiro, acometendo animais de corte e de leite. Essa lesão é altamente relacionada com a falta de higiene ambiental, ou seja, ao acúmulo de matéria orgânica, como esterco e barro, em combinação com a umidade. Prevenir o aparecimento dessas lesões depende do manejo correto do ambiente (mantendo-se instalações secas, arejadas, e limpas), além do casqueamento preventivo e uso de produtos hidrorrepelentes. Veja abaixo o que fazer para a prevenção eficaz dessas lesões.
O que fazer quanto ao ambiente
Quanto ao ambiente, deve-se buscar a eliminação das áreas úmidas, o reparo de pisos danificados, a remoção da matéria orgânica em excesso, e o uso constante de pós de higiene nas camas e bezerreiros. O isolamento de animais muito lesionados também pode ser necessário para evitar a contaminação ambiental com secreções contaminadas.
O que fazer quanto ao animal
Uma vez que a maioria dos problemas de casco são causadas por umidade excessiva e falta de casqueamento preventivo, é interessante manter os casos com a aplicação frequente de produtos hidrorrepelentes (como o Hooffluid), isto é, que evitem o acúmulo de água/umidade. Esses produtos podem ser aplicados diretamente sobre o casco ou diluídos em pedilúvios.
Clique aqui para conhecer a nossa linha MS de produtos para o casco (rinetas, angulador, alicate, bandagens, etc.) e peça um orçamento rápido pelo site (você receberá seu orçamento por e-mail e WhatsApp dentro de 24h).