Galpão sem pragas

O custo invisível dos roedores dentro da granja!

O custo invisível dos roedores dentro da granja!

As infestações por roedores infelizmente são um fato comum dentro de granjas profissionais no Brasil. A presença desses roedores em galpões de suínos e aves, muitas vezes notada somente durante a noite, é motivo de preocupação para produtores, funcionários, médicos veterinários, e gerentes técnicos. No entanto, será que temos uma noção real do custo que isso representa para o negócio?

Façamos uma análise por 3 perspectivas diferentes: 1. O custo de destruição das instalações, 2. O custo de potenciais desafios sanitários, e 3. O custo do consumo de alimentos estocados (ração) na granja.

Instalações

Os roedores causam a deterioração de fios elétricos, vigas, cortinas, entre muitos outros materiais que compõem a estrutura física dos galpões, e acabam precisando de troca ou reparos de tempos em tempos. A mera possibilidade de curtos-circuitos causados em equipamentos devido aos danos em fiação já eleva esse custo a níveis altíssimos, que variam de granja para granja.

Desafios sanitários

Ratos, camundongos e ratazanas são vetores de diversas doenças que podem acometer os suínos e causar grandes perdas em produtividade. Além da própria leptospirose, existem evidências de que esses animais possam transmitir mais de 30 doenças diferentes para os animais e seres humanos, além de carrear patógenos como o senecavírus, por exemplo, que recentemente foi isolado das fezes e intestino de roedores em uma pesquisa norte-americana.

Consumo de ração

Um camundongo ou ratazana consome cerca de 7% do seu peso corporal em alimentos por dia. Considerando que um animal tenha o peso médio de 300g, 7% seria o equivalente a 21g de alimento por roedor/dia. Se considerarmos uma infestação de 1000 ratos numa granja, isso representa 21 kg de alimentos consumidos por dia, totalizando mais de 7 toneladas consumidas por ano (365 dias).

Os prejuízos muitas vezes são invisíveis no dia-a-dia da propriedade, e o nosso papel é tornar isso visível do ponto de vista de biosseguridade básica. O controle de pragas é um dos pilares principais do método HyCare oferecido pela Schippers, e conta hoje com uma empresa parceira especializada no assunto, a Tec-Solution. Fale com a nossa equipe e saiba mais!

Voltar à página de posts

Posts relacionados

2 comentários em “O custo invisível dos roedores dentro da granja!

  1. Egídio disse:

    Qual o produto que possa combater os ratos nas instalações

    1. Equipe Técnica Schippers disse:

      Olá Egídio! Você pode conferir todos os produtos para controle de roedores clicando aqui. Nossa equipe comercial também está a disposição para tirar suas dúvidas por telefone, e-mail, ou WHATSAPP (44 998850170). Agradecemos o seu interesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.