A identificação individual tem facilitado o rastreamento de animais em si e principalmente de dados na produção de suínos e bovinos. Atualmente existem diversas formas de se identificar um suíno ou bovino no rebanho, desde o uso de brincos tradicionais, brincos eletrônicos, mossa, tatuagem, pulseiras, colares, entre outras.
Com o advento da tecnologia e os softwares para gestão de granjas e fazendas, o uso de identificação eletrônica conectada a equipamentos como balanças e comedouros tem crescido cada vez mais. Esse tipo de avanço facilita a tomada de decisão do produtor, e aumenta a rastreabilidade de processos entre vários players da cadeia produtiva. Veja abaixo o que há de novo em identificação animal para suínos, ovinos, caprinos e bovinos:
Brincos eletrônicos UHF para suínos: o que muda com essa tecnologia?
A Frequência Ultra High (UHF) é uma forma de identificação eletrônica relativamente recente, que tem sido usada em escala limitada para bovinos e suínos. Os benefícios do uso de tecnologia UHF em brincos são diversos devido ao peso leve, alcance de leitura flexível, múltiplas opções de leitura, e preço interessante. Esse tipo de transponder eletrônico tem sido cada vez mais usado na suinocultura (principalmente na Europa), e por isso vamos destacar aqui 3 motivos para você utilizar os brincos UHF na sua granja.
Ao utilizar os brincos com tecnologia UHF, as informações são coletadas e registradas automaticamente, podendo ser compartilhadas via nuvem entre todos os players da cadeia produtiva. Os brincos UHF são sempre peças do tipo fêmea, e podem ser escaneados com um leitor portátil ou fixo (ex.: estações de alimentação e balanças), estando disponíveis nos modelos adulto e infantil. O brinco UHF infantil é indicado para animais neonatos/jovens por possuir abertura reduzida, sendo compatível com qualquer brinco do tipo macho Infantil (cujo pino de perfuração é mais fino).
Além das múltiplas opções de leitura, o peso leve dos brincos UHF permite reduzir (e muito!) as taxas de queda e perda de brincos. A tecnologia UHF promete transformar a rastreabilidade de dados e informações ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo para melhorar a qualidade da genética, nutrição, e manejo utilizados ao longo do tempo.
Novos formatos, cores e variações de brincos para suínos
Os brincos da marca MS são fabricados na Holanda. Além da qualidade conhecida e reconhecida no Brasil, a variedade de modelos, tamanhos, cores e inclusive do diâmetro de perfuração faz com que a marca continue se destacando e crescendo no país.
A proibição da mossa a partir de 2030 (definida pela IN 113) faz com que os brincos se tornem a melhor alternativa em termos de custo-benefício para a identificação de suínos no médio e longo prazo. Veja abaixo alguns dos novos modelos e cores disponíveis de brincos para suínos:
1) MS Brinco Hog à O brinco Hog macho possui tamanho intermediário aos brincos padrão e médio, podendo ser combinado com vários modelos de brincos fêmea. Disponível em 8 cores diferentes, ele é uma ótima opção para uso em matrizes e suínos machos.
2) MS Brinco Circular Infantil à O brinco infantil é chamado assim por possuir o pino de perfuração mais fino (menor diâmetro), causando uma ferida menor na orelha do animal, o que evita futuras quedas de brinco por alargamento do furo. Além desse benefício, uma ferida menor tem menor chance de infeccionar, e geralmente causa menos estresse para o animal durante a aplicação. Além do modelo circular, o brinco infantil também está disponível no modelo Torbogen, e eletrônico UHF (peça fêmea).
3) MS Brinco Torbogen infantil à O brinco Torbogen infantil tem mais espaço para gravação a laser de números, Qr-code, logos, e letras. O brinco Torbogen fêmea pode ser combinado com a peça macho Torbogen (formando um brinco dupla face), ou com o brinco infantil circular.
Brinco infantil X taxa de infecção e perda (suínos)
Dentre as principais causas de perda de brincos em suínos, está o alargamento do furo pelo próprio crescimento do animal. Esse tipo de perda pode ser evitada em leitões (e outros animais de pequeno porte) com a utilização do brinco modelo infantil. O brinco infantil é 30% mais leve, e com espessura do pino de perfuração reduzida (de apenas 4,3 mm).
A utilização do brinco infantil previne que o diâmetro do furo seja muito grande e se alargue ainda mais conforme o animal cresce. As perdas por queda passam a ser quase nulas. Ao fazer um furo menor, a ferida também é menor, as complicações são menos frequentes, e a cicatrização é mais fácil. É importante salientar que um brinco mais leve também reduz o desconforto e a dor que o animal sente, que muitas vezes podem interferir na mamada. Veja abaixo a diferença no diâmetro da feriada causada por um brinco comum em comparação ao brinco infantil.
Brincos para ovinos e caprinos
A identificação animal de ovinos e caprinos requer um tamanho menor de brinco, e para isso existe o modelo Midi. Este modelo é leve e pode ser combinado com qualquer peça macho da Schippers, em especial o circular (bottom). O brinco Midi é vendido tanto liso quanto personalizado a laser (com letras, números, código de barras, qr-code, logos, etc.), e pode ser adquirido em pacotes a partir de 100 unidades.
Brincos para bovinos: tamanhos e personalização
Na bovinocultura é comum o uso de brincos tradicionais (não eletrônicos), os quais são uma opção interessante para rebanhos menores, onde se deseja economizar e ainda assim facilitar a tomada de decisão com base em informação individual. De acordo com a necessidade de cada produtor, os brincos MS para bovinos estão disponíveis nos modelos Médio, Jumbo e Maxi. Todos os modelos podem ser gravados a laser com o logo da fazenda, numeração, código de barras, entre outras possibilidades.
Peça um orçamento online em nosso site, ou fale com alguém da nossa equipe através da página de contato.