Manejo otimizado

Qualidade do colostro e o MS Colostro balls

Qualidade do colostro e o MS Colostro balls

Durante a gestação da vaca não há a transferência uterina de fatores imunes ao feto em formação. Consequentemente, o bezerro nasce sem a imunidade humoral (realizada por anticorpos), ficando inteiramente dependente da transferência passiva desses anticorpos através do colostro após o nascimento. Essa transferência passiva nada mais é que a absorção das imunoglobulinas maternas (anticorpos) através do intestino delgado durante as primeiras 24 horas após o nascimento, a qual ajuda a proteger o bezerro contra organismos patogênicos até seu próprio sistema imune estar funcional.

Para garantir o sucesso da transferência passiva de imunidade, a avaliação da qualidade do colostro que as bezerras vão ingerir é de extrema importância. A qualidade do colostro pode ser medida com o auxílio de um colostrômetro (lactodensímetro), devido à correlação entre a gravidade específica do colostro e a concentração de imunoglobulinas (Ig). Por ser rápida e fácil, esta avaliação é ainda o teste mais utilizado em fazendas comerciais. No entanto, existe uma faixa de temperatura ótima do colostro para essa avaliação (de 20 a 25ºC). Se a temperatura do colostro estiver fora desse intervalo, a avaliação com o lactodensímetro poderá subestimar ou superestimar a sua qualidade. Além de demandar esse conhecimento prévio, um outro problema relacionado ao uso desse instrumento em fazendas é a quebra frequente do material devido à sua frágil estrutura de vidro.

O MS Colostroballs foi desenvolvido com a proposta de eliminar esse problema, e facilitar a avaliação do colostro de forma bastante visual. O sistema de 6 blocos de acrílico mensura a densidade, e consequentemente a concentração de anticorpos (imunoglobulianas) presentes no colostro. A avaliação é muito fácil, basta colocar os blocos dentro do colostro em temperatura ambiente (20-30ºC), e verificar quais deles permanecem flutuando na superfície.  

Assista o VÍDEO do MS Colostro balls em uso e conheça um produto DIFERENTE, durável, e que segue a proposta da Schippers como empresa: facilitar a vida do produtor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *