Quando falamos em lavação de granja é muito comum alguém dizer “ahh…precisa utilizar um detergente desincrustante”. Mas afinal, será que sabemos o que significa esse “desincrustar”? Vamos definir alguns pontos aqui hoje para facilitar esse raciocínio.
Durante a limpeza das instalações, a contaminação ambiental deve ser reduzida para cerca de 500 microrganismos por cm². Para isso, antes de usar um desinfetante, precisamos lavar muito bem as baias com um detergente alcalino de alta qualidade. O raciocínio é o mesmo de quando lavamos uma louça em casa: é preciso detergente e bucha para desengordurar tudo e remover os restos de alimentos. Na granja, ao invés de uma “bucha”, a espuma concentrada de alta aderência é que vai poupar o trabalho de esfregar e fazer com que a sujeira se descole dos ripados, cortinas, pisos e paredes.
Desincrustação
Desincrustar significa remover a densa e grossa camada de sujeira que está sobreposta e aderente a alguma superfície. Quando pensamos a nível de granja, isso significa descolar a camada de gordura, dejetos e alimentos que ficou nas paredes e pisos após a permanência de um lote de animais. Um detergente desincrustante deve ser capaz de emulsificar as gorduras (permitindo que elas sejam eliminadas durante o enxágue), descolando com eficácia os resíduos aderidos.
Emulsificação de gorduras
E o que significa essa emulsificação das gorduras? Emulsificar a gordura significa quebrá-la em partes menores (micelas) tornando-a solúvel em água, de forma que ela possa ser eliminada durante o enxágue. Nas baias de uma granja, é preciso que a espuma do detergente fique aderida às superfícies por tempo suficiente para que essa emulsificação das gorduras ocorra.
Trabalhar com protocolos corretos de higiene é algo simples mas precisa de consistência. Um ambiente livre de germes faz toda a diferença no desempenho dos animais e na redução do uso de antibióticos. Fale com a nossa equipe e implemente o conceito Schippers de limpeza e desinfecção na sua granja.