Ambiente livre de germes

Lavar é melhor que desinfetar – Mitos e verdades

Lavar é melhor que desinfetar - Mito ou verdade

Limpar é mais importante que desinfetar. Será? Quando pensamos em lavação, é comum existirem diferenças entre os protocolos de uma granja para outra. Algumas granjas aplicam somente o desinfetante (sem lavar o galpão com detergente antes), outras fazem a lavação usando água quente, e outras acabam usando detergentes neutros ou muito diluídos. Essas práticas possuem baixa eficácia quando comparadas ao uso de um detergente alcalino com alta formação de espuma, e hoje vamos explicar o porquê.

Em primeiro lugar, precisamos entender qual o objetivo da limpeza antes da desinfecção, e como ambas se complementam para reduzir a pressão de infecção ambiente.
O raciocínio é simples de entender: é impossível desinfetar um ambiente sujo. O ambiente de uma baia com dejetos e resíduos de alimentos possui uma alta carga microbiológica e grande quantidade de matéria orgânica acumulada. A limpeza com detergente alcalino tem o objetivo de emulsificar (“dissolver”) essa gordura, proteína e resíduos acumulados, de forma que eles possam ser removidos durante o enxágue. Esse processo de limpeza, quando feito corretamente, remove até 98% da contaminação ambiental, como ilustrado no esquema abaixo:

Lavar é mais importante que desinfetar

Observando o esquema acima é possível entender o que acontece desde o momento em que o lote é retirado até o final da desinfecção. O nível de contaminação do galpão logo após desalojar os animais gira em torno de 50 milhões de micro-organismos por cm². Com um enxágue inicial usando apenas água, conseguimos baixar essa contaminação para 20 milhões/cm². No entanto, somente após a aplicação de um detergente é que esse nível cai para 100 mil micro-organismos por cm². Isso mostra que 98% da contaminação inicial do galpão é removida durante a limpeza com detergente.

Por quê o detergente precisa ser alcalino?
O detergente alcalino é o único que remove com eficácia o acúmulo grosseiro de matéria orgânica, fazendo a desincrustação de grandes quantidades de sujeira (como é o caso das baias de suínos, pisos de aviários, bezerreiros e instalações de freestall). O detergente neutro e o detergente ácido têm outros usos recomendados.

Por quê usar produtos com alta formação de espuma?
A espuma é a forma ativa do detergente, capaz de quebrar a tensão superficial da água e penetrar na sujeira para fragmentar moléculas de gordura, proteína e carboidrato. A capacidade de aderência da espuma a superfícies verticais e horizontais é um fator importante de eficácia pois representa o tempo de ação do produto na sujeira.

Usar um detergente alcalino com alta capacidade de aderência a superfícies verticais (como cortinas e pilares) permite reduzir muito o tempo da lavação, reduzir o esforço mecânico (torna-se desnecessário esfregar manualmente), economizar água e eliminar necessidade da água quente no processo (pois o produto em si é muito mais eficaz para remoção de matéria orgânica do que o curto espaço de tempo que a água está realmente quente e em contato com a superfície).

Afinal, a desinfecção é ou não necessária?
A desinfecção é necessária para eliminar os micro-organismos que restaram após a limpeza (e que são patogênicos!). No entanto, o desinfetante só consegue agir na dose recomendada em rótulo quando os micro-organismos estão, de fato, expostos ao princípio ativo. Quando ainda existe uma camada de matéria orgânica (biofilme gorduroso) impedindo o contato entre micro-organismo e desinfetante, a inativação desses patógenos não será eficaz.

Qual o protocolo ideal de limpeza e desinfecção?
Quando pensamos no “protocolo ideal”, precisamos entender quais recursos cada granja possui, e como eles podem ser empregados da melhor forma possível. A melhor forma de começar é capacitando os colaboradores em relação ao impacto que a higiene tem no desempenho dos lotes. Essa conscientização e treino para padronizar o processo ajuda a manter uma maior consistência de resultados. Uma vez que isso se resolve, os ajustes finos de produto, equipamento, e passo a passo de aplicação tornam-se mais fáceis.

Fale com a nossa equipe para melhorar a limpeza e desinfecção dos seus galpões, salas e bezerreiros. Fazer o básico bem feito é o primeiro passo para resultados excepcionais!

1 comentário em “Lavar é melhor que desinfetar – Mitos e verdades

  1. Miquel disse:

    Totalmente de acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *