Como o controle da umidade afeta o desempenho do seu plantel?
O excesso de umidade nas camas de frango é um problema recorrente nas granjas, especialmente nas áreas próximas aos bebedouros, entradas de ar em aviários com pressão negativa, e em ambientes com nebulização excessiva. A cama encharcada causa desconforto às aves, comprometendo seu bem-estar, aumentando o risco de doenças, e impactando negativamente a performance zootécnica, o que leva a prejuízos econômicos.
Esses problemas surgem já nos primeiros dias de alojamento, quando as patas dos pintinhos, ainda sensíveis, têm menor capacidade de resistência a microrganismos patogênicos. A umidade ideal nas camas varia entre 20% e 35%, mas diversos fatores influenciam esse índice, como o tipo de material utilizado (maravalha, casca de arroz, casca de amendoim), condições climáticas, ventilação, intensidade de nebulizações, densidade populacional das aves, e manutenção dos bebedouros (ajuste de altura e prevenção de vazamentos), além de práticas de manejo (Shepherd, E. M., & Fairchild, B. D., 2010).
As adversidades causadas pelo excesso de umidade incluem:
- Proliferação de microrganismos patogênicos, como bactérias, fungos e vírus.
- Desenvolvimento de doenças, como dermatites e infecções bacterianas e virais. A pododermatite, por exemplo, é uma condição comum e economicamente significativa, que afeta o bem-estar das aves e reduz seu potencial zootécnico, causando desconforto e dor. Além disso, a pododermatite pode levar à condenação de pés em abatedouros, um produto de alto valor no mercado de exportação (De Jong, 2014; USDA, 2024).
- Aumento da concentração de amônia, um gás tóxico que resulta da decomposição de compostos nitrogenados das excretas das aves. A exposição excessiva à amônia pode causar intoxicação, irritação das vias respiratórias, aumento da suscetibilidade a doenças respiratórias e maior incidência de ascite em frangos de corte.
- Impacto negativo no ganho de peso das aves devido ao ambiente inadequado para seu desenvolvimento.
- Deterioração da qualidade da carcaça, levando à condenação parcial ou total e a perdas econômicas significativas.
MS SuperSec Camas
Para evitar a umidade na cama de frango e reduzir a suscetibilidade do ambiente ao aumento da carga de microrganismos indesejáveis, o pó de higiene MS SuperSec Camas é uma tecnologia muito eficaz. Com intensa capacidade de absorção de umidade, o produto melhora a higiene das camas e, consequentemente, reduz a produção de gás amônia e a necessidade de reposição da cama. Além disso, é usado em baixa dosagem, tornando o uso ainda mais econômico e eficiente.
O MS SuperSec Camas é um secante à base de mineral natural e óleos vegetais extraídos de plantas, que possuem efeito positivo na qualidade do ar e na saúde respiratória dos animais. Recomendado para ser utilizado desde o início do alojamento, atua na mudança da natureza física de elementos como água livre, fezes e outros excrementos das aves em seus vários estágios de crescimento. Melhora o conforto das aves, proporcionando melhores condições ambientais e, consequentemente, resulta em uma melhoria significativa na saúde dos animais, prevenindo patologias como calos nas patas. Além disso, o MS SuperSec Camas melhora a qualidade da cama, que pode ser posteriormente reutilizada na agricultura.
Referências Bibliográficas:
De Jong, I. C., Gunnink, H., & van Harn, J. (2014). Wet litter not only induces footpad dermatitis but also reduces overall welfare, technical performance, and carcass yield in broiler chickens. Journal of Applied Poultry Research, 23, 51–58. doi: 10.3382/japr.2013-00803. Shepherd, E. M., & Fairchild, B. D. (2010). Footpad dermatitis in poultry. Poultry Science, 89(10), 2043-2051. USDA – United States Department of Agriculture. (2024). Report Name: Poultry and Products Semi-annual, Brazil.
Disponível em: Poultry and Products Semi-annual
Clique aqui para descobrir o consultor técnico que atende a sua região e falar com a nossa equipe. O sucesso na produção animal começa com uma boa gestão de higiene.