Ambiente livre de germes

3 itens obrigatórios em uma boa lavação em granja

3 itens obrigatórios em uma boa lavação em granja

Para garantir que os esforços de lavação e vazio sanitário realmente tenham efeito, é preciso, em primeiro lugar, uma boa relação entre pressão e vazão na lavadora utilizada. Em segundo lugar, é importante usar um detergente alcalino de alta aderência antes do desinfetante ser aplicado. Não menos importante, a estrutura dos pisos e paredes não deve ser porosa (como no caso do concreto), para que as bactérias e resíduos de matéria orgânica possam realmente ser removidos.  

Correta relação entre vazão e pressão da água
A vazão ideal de água na lavadora deve ficar em torno de 20 L/minuto, o suficiente para enxaguar e carrear toda a sujeira para fora da baia após a aplicação do detergente. Se a vazão for muito baixa, o processo de limpeza como um todo, além de demorado, se torna ineficaz. Uma lavadora para uso em granja também deve ter alta pressão, assim a própria força da água ajudará a descolar a sujeira incrustada. No entanto, a pressão deve ser controlada para não danificar a estrutura dos pisos e paredes. Quando utilizamos um bico turbo incorretamente para lavar instalações de alvenaria, por exemplo, a força da água pode abrir poros no concreto (que contém areia em sua estrutura), e ao longo do tempo isso acarretará em uma maior absorção de micro-organismos e água nas superfícies, reduzindo a eficiência dos desinfetantes. Nesse sentido, a associação de um bom detergente ao processo de limpeza permite que a pressão utilizada possa ser menor, pois a espuma aderida promoverá um maior efeito desincrustante. A combinação correta entre vazão, pressão e produto é o que vai garantir a eficácia da limpeza, conservando a estrutura das baias por mais tempo.

Detergente de alta aderência
Durante a limpeza das instalações, a contaminação ambiental deve ser reduzida para cerca de 500 microrganismos por cm². Para isso, antes de usar um desinfetante, precisamos lavar muito bem as baias com um detergente alcalino de alta qualidade. O raciocínio é o mesmo de quando lavamos uma louça em casa: é preciso detergente e bucha para desengordurar tudo e remover os restos de alimentos. Na granja, ao invés de uma “bucha”, a espuma concentrada de alta aderência é que vai poupar o trabalho de esfregar e fazer com que a sujeira se descole dos ripados, cortinas, pisos e paredes.

Qualidade dos pisos e paredes
Se os pisos e paredes do galpão forem de concreto ou outro material poroso, as chances são que toda a água, micro-organismos, e os próprios produtos aplicados na baia vão penetrar nesses poros, de modo que a recontaminação ambiental acontecerá muito mais rápido. Quando as superfícies são mais lisas ou impermeáveis, os resíduos de matéria orgânica realmente podem ser eliminados durante a limpeza e desinfecção.

Um ambiente livre de germes faz toda a diferença no desempenho dos animais recém alojados e reduz a ocorrência de doenças. Fale com a nossa equipe e implemente o conceito Schippers de limpeza e desinfecção na sua granja.

Voltar à página de posts

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.